Ano Santo de 2025 vai ser preparado em Fátima com momentos formativos e culturais | Foto: DR

Em 2025, celebra-se o Ano Santo Jubilar, e até lá a vida da Igreja vai desenvolver-se em sintonia com este acontecimento, que ocorre a cada 25 anos. O ano que antecede o Jubileu vai ser vivido com o tema “Chamados ao encontro”, e o Ano Santo de 2025 tem como mote “Peregrinos da esperança”. O tema global que confere unidade a este biénio pastoral é “Ao encontro da esperança”.

Em Fátima, o santuário une-se a este itinerário que a Igreja está a trilhar, assumindo o mesmo propósito manifestado pelo Papa Francisco – que “o Ano Santo possa ser preparado e celebrado com fé intensa, esperança viva e caridade operosa”. Para a vivência deste período, o santuário preparou um conjunto de suportes gráficos, e tem previstas diversas iniciativas, com o objetivo de formar, motivar reflexões e proporcionar momentos de oração e de fruição musical.

Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, disse na apresentação do ano pastoral, a 2 de dezembro, que um dos objetivos para o itinerário que agora começa passa por apresentar Fátima como lugar de encontro e casa de “todos”, no contexto das palavras que o próprio Papa Francisco proferiu na Capelinha das Aparições, a 5 de agosto de 2023, quando rezou o terço com pessoas com deficiência e reclusos.