'Jesus sem-abrigo', uma escultura do artista canadiano Timothy Schmalz, que está presente em vários países do mundo | Foto: DR

O sétimo Dia Mundial dos Pobres é celebrado este domingo, 19 de novembro, com o lema ‘Não desvieis o olhar dos pobres’. Para assinalar a data, o Santuário de Fátima vai inaugurar a obra ‘Jesus sem-abrigo’, pelas 12h00, junto à alameda do lado sul do seu recinto de oração.

A inauguração vai contar com a presença de Timothy Schmalz, autor da peça, Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, José Traquina, bispo de Santarém, e Marco Daniel Duarte, diretor do museu do Santuário de Fátima. “Esta escultura de bronze fundido, da autoria de Timothy Schmalz, retrata de forma realística os sem-abrigo das cidades contemporâneas. Esta peça tem sido colocada em diferentes lugares do cristianismo, a fim de se denunciar este drama social”, explica o Santuário de Fátima.

O canadiano Timothy Schmalz já apresentou ao Papa Francisco uma réplica desta obra, que representa Jesus a dormir num banco de jardim, coberto por um fino cobertor, onde são visíveis os pés e as feridas da crucifixão. A obra ‘Jesus sem-abrigo’ pode ser vista em vários países da Europa, Ásia, Médio Oriente, África e América do Norte e do Sul.