Está em jubilo a Biblioteca Ozuela, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lúrio, na Ilha de Moçambique. Este espaço está agora mais rico, devido à doação de um conjunto variado de livros, que assumem uma importância essencial para aquele espaço.

Entre os livros doados, destacam-se livros de Economia, Filosofia, manuais dedicados às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assim como enciclopédias e literatura variada. Os livros foram oferecidos à biblioteca pela Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, que trabalha em Moçambique, desde 2008, com especial incidência em projetos de desenvolvimento dedicados à educação.

O organismo português colabora também com a Universidade Lúrio desde de 2012, através de um programa de informação comunitária em nutrição e segurança alimentar. Esta é a segunda vez que a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lúrio recebe livros doados pela ONGD portuguesa, e, de acordo com a Helpo, “não será a última”.

A primeira doação destes bens teve lugar em 2018. A organização portuguesa explica que atualmente não necessita de mais manuais escolares, mas que continua a “recolher enciclopédias, dicionários e livros infantis”.