Professores e alunos inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) nos Agrupamentos de Escolas Dom Afonso Henriques, Abação, Briteiros, Gil Vicente, João de Meira, São Torcato, Santos Simões e Colégios do Ave e de Nossa Senhora da Conceição, entre outras escolas e colégios de Guimarães, envolveram-se em ações de apoio aos mais idosos e vulneráveis.

A comunidade educativa destes diferentes estabelecimentos de ensino uniu-se com o propósito de criar laços à distância e marcar, “de forma íntima e acolhedora, o nascimento do Menino Jesus” para com os utentes dos lares e centros de dia dos concelhos de Guimarães e Vizela, conforme explicou Daniela Nunes, docente de EMRC, citada pelos serviços de comunicação da arquidiocese de Braga.

Perante um “momento tão delicado e difícil” e as “consequências” da solidão, sobretudo “junto da população mais idosa que, por motivos de proteção, está confinada”, alunos e professores mobilizaram-se para “alegrar e espelhar o espírito do Natal, com carinho, imaginação e empenho”, destaca a docente.

Os alunos envolveram-se na construção de presépios com materiais reciclados, fizeram postais, e deixaram pequenas mensagens em vídeo ou áudio, com o objetivo de “alegrar e mostrar o quão importantes são, nesta época natalícia, os idosos”. As comunidades escolares dinamizaram ainda campanhas de solidariedade “para os mais desfavorecidos”, tendo contado com o apoio de instituições de Guimarães. “Isto só é possível graças a um conhecimento e envolvimento real na comunidade onde estamos inseridos”, destacou Daniela Nunes.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *