Foto: C.M.C.M.

Com o objetivo de assinalar outubro enquanto mês da prevenção e luta contra o cancro da mama, foi realizada uma caminhada com uma simultânea ação de limpeza das bermas, em Altura, no concelho de Castro Marim, distrito de Faro. A iniciativa teve um duplo objetivo: alertar para esta doença oncológica e promover uma maior consciencialização ambiental entre a população.

Francisco Amaral, médico e autarca do município de Castro Marim, refere que o cancro não pode ser secundarizado face à Covid-19, e aponta “falhas gravíssimas na operacionalização dos cuidados de saúde” ao longo do último ano, que levam a uma ausência ou atraso significativo dos diagnósticos.

“A luta contra o cancro é uma corrida contra o tempo e estes atrasos diminuem significativamente a taxa de sucesso das terapêuticas. Estamos a assistir a um aumento da mortalidade relacionada com o cancro, enquanto a situação não for corrigida”, disse o autarca, adiantando que, até ao momento, centenas de casos de cancro da mama não foram diagnosticados, devido à suspensão de rastreios e cancelamento de consultas.

A caminhada e ação de limpeza resultam de uma iniciativa de um grupo informal, que atua por um “Castro Marim + Limpo”. As iniciativas do grupo têm sido apoiadas pela Câmara Municipal de Castro Marim e pela Junta de Freguesia de Altura. Numa altura de pandemia, a iniciativa decorreu sob medidas de segurança, de forma a diminuir o risco de contágio por Covid-19.