Foto: “TESE – Associação para o Desenvolvimento”

Está a ser levado a cabo um estudo socioeconómico nos setores de Nhacra, Mansoa e Bissorã, na região de Oio, na Guiné-Bissau. “A metodologia assenta na aplicação de questionários aos agregados familiares e os dados recolhidos irão permitir aferir as condições de pagamento e a adesão da comunidade aos serviços de abastecimento de água e energia”, explicam os envolvidos no projeto.

As “ferramentas aplicadas e a análise dos resultados serão cruciais para a sustentabilidade da intervenção prevista no âmbito da ação”, destacam os dinamizadores da iniciativa, adiantando que está também em andamento odiagnóstico técnico com as equipas da água e da energia, responsáveis pela avaliação de pontos de água e estruturas existentes, bem como as condições de implementação de reabilitações ou construção de novos sistemas”.

Esta iniciativa acontece no âmbito do “Ianda Guiné”, uma iniciativa da União Europeia, que “pretende promover soluções para problemas sociais e novas oportunidades económicas”, dinamizando “modelos inovadores de acesso à água de qualidade, à energia e ao saneamento”, entre outros. A iniciativa é implementada pela “TESE – Associação para o Desenvolvimento”, ADPP Guiné-Bissau e ASPAAB.