A Rede Europeia de Compostagem vai dinamizar uma videoconferência subordinada ao tema “Proteger a matéria orgânica no solo – ciclos biológicos e agricultura sustentável”, na próxima terça-feira, 13 de outubro, entre as 09h00 e as 10h30. A iniciativa vai contar com a intervenção de membros do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, associações empresariais e organizações não governamentais, assim como profissionais do setor agrícola e vitivinícola.

O objetivo do encontro passa por analisar as perspetivas dos solos na Europa, num momento em que os “recursos do solo estão a esgotar-se mais rápido do que a velocidade de renovação e reciclagem dos nutrientes”, explicam os envolvidos na iniciativa. “Se continuarmos neste caminho a erosão do solo, combinada com os efeitos das mudanças climáticas, representará um grande risco para a segurança alimentar global nas próximas décadas”, alertam os promotores do encontro.

O evento será também uma ocasião para “discutir as ações de apoio que os agricultores e demais atores do meio rural e setor agrícola precisam para proteger e valorizar o solo”. Segundo os dinamizadores da videoconferência, a “recuperação total dos solos pode ser alcançada através da adoção de planos de gestão e monitorização que visem aumentar o seu conteúdo em húmus e a capacidade de retenção de água e que lhes permitam funcionar como sumidouros naturais de carbono”. O programa do encontro encontra-se disponível online. As pessoas interessadas em participar devem proceder ao seu registo digital.