Helpo entrega de kits
Foto: Helpo

Chegou ao fim a primeira fase do trabalho com os deslocados internos em Cabo Delgado e Nampula, levada a cabo pela Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, em Moçambique. No âmbito desta ação 447 famílias de Cabo Delgado e 257 agregados familiares de Nampula, receberam kits com diversos bens.

Os packs são “constituídos por 50 quilos de cereal, cinco quilos de feijão, cinco litros de óleo, dois quilos de açúcar, um quilo de sal, duas barras de sabão, duas máscaras comunitárias, seis pratos, seis copos, um jarro, uma bacia e um balde”, informa a organização portuguesa. Além da distribuição de bens foram realizados “612 rastreios nutricionais a grávidas e lactantes e a crianças com menos de dois anos”.

A equipa da Helpo refere também que cada família apoiada “tem uma história dramática para contar, normalmente escondida atrás do olhar de medo das mães e do sorriso contagiante das crianças”. “A vasta maioria destas pessoas fugiram durante os ataques, tendo que se refugiar nas matas por várias noites e caminhar muitos quilómetros para chegar a um local seguro”, explica o organismo nacional, que dá contra da sua preocupação em relação à “reintegração das crianças” e à “proteção das meninas que estão numa situação acrescida de vulnerabilidade”. A Helpo apoia estas famílias, através dos fundos reunidos no âmbito da campanha “Emergência Moçambique”.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *