Exposição Vestida de Branco
Foto: Santuário de Fátima

O diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, irá orientar a segunda visita temática à exposição “Vestida de Branco”, agendada para o próximo dia 5 de agosto, a partir das 21h15, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. O tema escolhido para esta sessão estará centrado na análise das “singularidades das representações da Virgem Maria nas diferentes épocas históricas”.

“Marco Daniel Duarte centrará a sua alocução no primeiro núcleo da exposição, que integra oito esculturas de Nossa Senhora, esculpidas em Portugal e datadas entre o século XVI e a atualidade, que apresentam uma síntese da figuração da Virgem Maria durante aquele período. Neste espaço, são evidenciados os cânones de beleza feminina que os artistas fixaram em cada representação da Virgem Maria”, explica o gabinete de comunicação do Santuário de Fátima.

Esta é a segunda de quatro visitas temáticas à exposição que assinala o centenário da imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, e cujo título – “Vestida de Branco” – provém da descrição de Nossa Senhora feita pela irmã Lúcia ao padre Manuel Nunes Formigão e padre Manuel Marques dos Santos, a 8 de julho de 1924, onde a vidente, à pergunta sobre “como estava vestida a Senhora”, responde que “estava vestida de branco”.