Está a decorrer, até 18 de setembro, a 5ª fase do Concurso Fundo de Relações Bilaterais #1, uma iniciativa que tem como principal objetivo o fortalecimento das relações bilaterais entre Portugal, Islândia, Liechtenstein e Noruega, nas mais diferentes áreas. Nas fases anteriores, foram aprovados 31 projetos, num valor superior a 400 mil euros.

O financiamento é dirigido a qualquer área estratégica que contribua de forma clara para o fortalecimento das relações bilaterais e que obtenha resultados tangíveis, através de atividades como a cooperação técnica e intercâmbio de especialistas, estágios de curto prazo, ações de formação ou seminários sobre temas de interesse comum.

As iniciativas bilaterais podem ser realizadas em Portugal ou num dos outros países, devendo, no entanto, envolver uma ou mais entidades desses países. Podem candidatar-se entidades públicas ou privadas, comerciais ou sem fins lucrativos, incluindo quaisquer organizações da sociedade civil, como as organizações não governamentais, legalmente estabelecidas em Portugal.