Foto: HELPO ONGD

A população moçambicana enfrenta atualmente a época das chuvas, onde a “frequência de doenças diarreicas e cólera é maior”, alerta a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, presente naquele país africano.

Com o propósito de ajudar a população a lidar com o problema, os membros do organismo português e estagiários da licenciatura em Nutrição, rumaram a Natôa para dinamizar a “primeira sessão de educação para saúde do ano, em higiene e prevenção de doenças diarreicas”, explica a ONGD portuguesa, em comunicado.

“Após a sessão, demonstrámos como deve ser feita a lavagem correta das mãos, como proceder ao tratamento da água, dos vegetais e alimentos crus”, refere a Helpo, adiantando que devido às “visitas frequentes” que a organização faz à escola e à comunidade de Natôa, identificou que “muitos meninos estão com sarna”, pelo que se aproveitou a deslocação para “fazer, também, uma sessão de sensibilização de cuidados preventivos da sarna”.

Após a sessão, cada participante recebeu um frasco de desinfetante, destinado ao tratamento da água, assim como uma barra sabão. Esta sessão aconteceu no contexto do projeto “Educar para o futuro”, implementado pela Helpo, com financiamento da Galp e da Fundação Galp.