Foto: HELPO ONGD

Um grupo de professores especialistas do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) esteve presente em Moçambique, na última semana, para capacitar 150 professores moçambicanos do ensino secundário, das disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática, revela a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida nesta iniciativa.

Segundo o organismo português, a norte e a sul de Moçambique “foi possível assistir a uma troca de conhecimentos constante entre os professores formadores e os professores formandos nos Centros de Apoio das Escolas”, tendo-se verificado um “intercâmbio académico do ponto de vista das metodologias e estratégias a aplicar em sala de aula”, de acordo com um professor de matemática de Maputo.

A Helpo explica que a formação teve uma dimensão “intensiva”, e decorreu de forma “presencial e à distância (online)”. A iniciativa consistiu num “reforço da formação pedagógica e científica dos professores locais, com o objetivo de melhor prepararem os alunos para os exames de conclusão da 12.ª classe e de admissão ao ensino superior”.

A formação aconteceu no contexto do projeto Teu Futuro (Promoção e preparação de alunos para a entrada em cursos superiores nas áreas STEM em Nampula, Cabo Delgado e Maputo). A iniciativa foi financiada pelo Instituto Camões, Galp, Fundação Galp e pelo Projeto Futurando.