AidGlobal
Foto: AidGlobal

Mais de 35 mil livros e material escolar chegaram ao distrito do Chibuto, província de Gaza, em Moçambique. Estes bens deverão contribuir para a “promoção da literacia e do incentivo à leitura”, conforme explica a organização ‘Ação e Integração para o Desenvolvimento Global – AidGlobal’, responsável pela iniciativa.

Esta ação surge integrada no programa ‘Passaporte para a leitura’, que tem como propósito “colmatar lacunas existentes nas bibliotecas e escolas da província de Gaza”, assim como “reforçar e alargar a ‘Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto’ e, ainda, apetrechar várias bibliotecas municipais”.

Em parceria com o ‘Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto’, têm estado a ser verificadas as carências de cada uma das bibliotecas desta rede, assim como a possibilidade de serem fundadas novas bibliotecas, para que os livros “possam ser disponibilizados a quem os procura”.

Os bens que agora chegaram ao Chibuto fizeram parte do quinto contentor enviado de Portugal, algo que só foi possível com o contributo de diversas entidades e organismos. A ‘AidGlobal’ deixa uma “palavra de gratidão a todos os doadores que possibilitaram uma nova vida aos seus livros e, ainda, à equipa incansável com mais de 50 voluntários que, nos fins de semana que antecederam a saída do contentor, disponibilizaram o seu tempo para selecionar, carimbar, encaixotar e transportar os livros”.

Já em Moçambique, “contou-se com o apoio do Conselho Municipal do Chibuto e Conselho Municipal do Xai-Xai, que asseguraram o transporte do contentor de Maputo ao Chibuto”, existindo ainda a colaboração de “voluntários que descarregaram as centenas de caixas”.