Foto: F.M.

Os últimos testes realizados aos colaboradores do Santuário de Fátima, na sequência de um foco de Covid-19 detetado no final da semana passada, revelaram mais oito casos positivos, fazendo subir para 24 o número total de infetados, informou esta terça-feira o gabinete de comunicação do templo mariano.

Segundo os responsáveis do santuário, foram testadas 334 pessoas e os casos positivos têm todos ligação ao coro, cujos elementos “não têm qualquer contacto com os peregrinos”. Foram também identificados os contactos diretos com os pacientes infetados, que se encontram a cumprir isolamento profilático, apesar de terem testado negativo.

Com estes procedimentos, decididos em articulação com as autoridades de saúde, o santuário considera “que o foco de infeção está circunscrito, não estando em causa a segurança e a saúde de colaboradores e peregrinos”, tanto mais, que os casos positivos “estão a recuperar em casa, não inspirando, até à data, cuidados especiais”.

O foco de infeção foi detetado na sexta-feira passada, num dos elementos do coro. Os primeiros testes detetaram 16 casos positivos, todos pertencentes ao grupo coral, que costuma atuar numa sala situada na colunata do Santuário de Fátima, mas protegida do exterior por um vidro.