A primeira visita temática à exposição temporária ‘Vestida de Branco’, patente no Santuário de Fátima, acontece no próximo dia 1 de julho, a partir das 21h15. A mostra é dedicada aos 100 anos da primeira escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e a orientar esta visita vai estar António Marto, cardeal a bispo na diocese de Leiria-Fátima.

A visita dinamizada pelo purpurado vai decorrer sob o tema “‘Tota pulchra’: a beleza de Maria”. Segundo Marco Daniel Duarte, comissário da exposição, a iniciativa tem como objetivo “interpretar algumas peças ou núcleos da exposição a fim de que possam fazer-se ainda mais portadoras de conteúdos aos visitantes que gostem de aprofundar temas da arte mariana”.

A primeira visita temática à mostra devia ter acontecido na primeira quarta-feira do mês de maio, no entanto acabou por ser cancelada devido à atual pandemia. O Santuário de Fátima, promotor da iniciativa, assegura que as visitas temáticas “cumprirão os requisitos de segurança exigidos para os espaços museológicos”, sendo que o espaço onde António Marto intervirá “é suficientemente amplo para permitir os necessários distanciamentos em ordem à segurança dos participantes”. A instituição adianta que “será obrigatório o uso de máscara de proteção”.