O Papa Francisco vai proceder à consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, durante a celebração da penitência a que vai presidir no próximo dia 25 de março, às 17h00 (hora de Roma), na Basílica de São Pedro, no Estado do Vaticano.

Na Cova da Iria, na condição de legado pontifício, vai estar Konrad Krajewski, cardeal e esmoler apostólico, que fará o ato de consagração na Capelinha das Aparições, num horário ainda a estipular, conforme indicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, sensibiliza para este momento. Esta “prece pela paz no mundo e, concretamente, pela paz na Ucrânia” é um “ato cheio de significado, nestes tempos conturbados que vivemos. Um ato profundamente ligado a Fátima e à sua Mensagem, (…) porque Fátima é um lugar onde diariamente se reza pela paz, porque é uma vontade expressa pelo Papa e porque, neste lugar, Nossa Senhora pediu a consagração ao Seu Imaculado Coração”, refere o sacerdote, numa mensagem divulgada em vídeo. A imagem peregrina número 13 de Nossa Senhora de Fátima chega esta quarta-feira, 16 de março, à Ucrânia, após um pedido de Ihor Vozniak, arcebispo metropolita greco-católico de Lviv.