Está de volta a campanha da Cáritas “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, que convida cada pessoa a adquirir uma vela, pelo valor de 2€, e a acendê-la, junto à janela, na noite de Natal. A verba angariada reverte para reforçar a ação das Cáritas Diocesanas em projetos locais e para projetos de ajuda humanitária internacional, através do Fundo Lusófono Laudato Si’, pelo que o ato de a acender “transforma-se também num ato concreto de solidariedade”.
Sob o mote “Na noite de Natal, acende uma vela pela Paz”, a edição deste ano da campanha – criada em França em 1991 e adotada pela Cáritas desde 2002 – “apela à união de todos, num gesto simbólico que ultrapassa fronteiras, religiões e diferenças”, pode ler-se no comunicado da instituição enviado ao 7Margens.
Este ano, a campanha arrancou a partir de Roma, por ocasião da celebração do Jubileu dos Pobres, no passado domingo, 16 de novembro, em que se assinalava o Dia Mundial dos Pobres. “Um gesto simbólico que reforça a dimensão de cuidado e serviço da Cáritas aos mais vulneráveis”, sublinha a organização.
Em Braga, 65% das verbas angariadas serão direcionadas para a construção do novo Centro de Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica, que irá substituir o espaço atual e oferecer um refúgio mais seguro e digno a quem mais necessita. Este apoio local reafirma o compromisso da Cáritas Braga com a proteção e o acolhimento das vítimas de violência.
“Acender uma vela da Paz na noite de Natal é um gesto simples, mas profundamente transformador. Em Braga, esse gesto torna-se ainda mais significativo, porque ilumina o caminho de quem precisa de proteção urgente. A nossa missão é garantir que cada pessoa encontre segurança, dignidade e esperança, e esta campanha ajuda-nos a tornar isso possível”, sublinha Ana Santos, presidente da Cáritas de Braga. As velas podem ser encontradas nas paróquias, escolas, instituições parceiras, nas Cáritas Diocesanas e nas lojas Pingo Doce.
Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.








