O escritor e jornalista britânico Austen Ivereigh, um dos mais destacados biógrafos de Francisco, vai estar em Lisboa esta quinta-feira, 10 de abril, para falar sobre o seu pontificado, o futuro da Igreja, e o livro que acaba de lançar, no qual propõe nada mais nada menos do que “um retiro pessoal” com o próprio Papa. A conferência será no auditório do colégio S. João de Brito, às 21h15, e a entrada é livre.
Na conferência, intitulada “Chamados à conversão numa mudança de época: o legado do Papa Francisco e o futuro da Igreja”, Austen Ivereigh irá defender que “para compreender a conversão a que nos chamou, é preciso primeiro perceber o discernimento que Francisco faz dos sinais dos tempos e, por conseguinte, a urgência de a Igreja converter a sua cultura interna para evangelizar a nova era em que estamos a entrar”, adianta o Ponto SJ, portal dos Jesuítas em Portugal que está a organizar o evento em parceria com a Paulinas Editora.
O jornalista partilhará, em particular, as suas experiências sobre o caminho sinodal a partir do “interior”, tendo em conta que foi um dos peritos envolvidos ao longo do processo de três anos na síntese dos documentos do Sínodo sobre a sinodalidade [ver 7Margens].
A conferência acontece na sequência do lançamento do mais recente livro de Austen Ivereigh, Em primeiro lugar pertencer a Deus – Exercícios Espirituais com o Papa Francisco, uma obra que surgiu a partir dos exercícios espirituais que o jornalista foi convidado a orientar em julho de 2020 na Província Britânica dos Jesuítas. Nessa mesma altura, Ivereigh começou a trabalhar com Francisco naquele que viria a ser o livro Sonhemos Juntos: O Caminho para um Futuro Melhor. E agora, no seu novo livro, apresenta uma proposta de oito dias de retiro, estruturada em torno dos princípios fundamentais dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio Loyola, e “com” o Papa Francisco.
“Austen Ivereigh prestou um grande serviço ao unir os retiros que preguei há muitas décadas ao meu magistério papal, permitindo desse modo que ambos iluminem e sejam iluminados pelos Exercícios Espirituais de Santo Inácio”, escreve o Papa no prefácio da obra. “Que estes oito dias desfrutando do seu amor possam ajudar-te a ouvir o chamamento do Senhor para te tornares fonte de vida, de esperança e de graça para os outros, descobrindo desse modo a verdadeira alegria da tua vida”, continua Francisco, dirigindo-se diretamente aos leitores do novo livro.
A obra “é um ‘retiro com o Papa Francisco’ não apenas no sentido em que é uma forma de entrar nos seus ensinamentos, mas também porque cita conferências de retiro que ele próprio proferiu enquanto jesuíta e, mais tarde, como cardeal”, explica por seu lado Austem Ivereigh na introdução. A maioria dessas conferências nunca havia sido publicada e constitui “um lembrete de que, antes de ser eleito o 264º sucessor de São Pedro, Jorge Mario Bergoglio era um formidável diretor espiritual inaciano”, acrescenta o também investigador de História Contemporânea da Igreja.
O objetivo da obra – e da conferência de quinta-feira – é contribuir para que quem lê – e escuta – possa “entrar na dinâmica de conversão a que o pontificado [de Francisco] tem convidado todos os católicos”, sublinha o Ponto SJ.
A entrada na conferência é livre, mas o auditório tem lugares limitados, sendo necessária uma inscrição prévia, aqui.
Texto redigido por Clara Raimundo/jornal 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.