Foto: Lusa

A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 28) está a decorrer no Dubai, até ao próximo dia 12 de dezembro, depois de ter iniciado no passado dia 30 de novembro, com a presença de mais de 160 líderes mundiais, e com o propósito de colocar em prática compromissos climáticos.

Na abertura do encontro, Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgou o relatório preliminar do Estado Global do Clima da instituição que dirige, o qual indica que 2023 quebrou diversos recordes climáticos e foi assolado por condições meteorológicas extremas. Segundo o documento, os últimos nove anos, de 2015 a 2023, foram os mais quentes já registados. Já o fenómeno El Niño deverá aumentar ainda mais o calor no próximo ano.

“Os níveis de gases de efeito estufa são recordes. As temperaturas globais são recordes. A subida do nível do mar é recorde. O gelo marinho da Antártida está numa baixa recorde”, disse Petteri Taalas, citado pelos serviços de comunicação das Nações Unidas, sublinhando que há o risco de um clima “cada vez mais inóspito”. Segundo o responsável, as estatísticas alertam para “o risco de se perder a corrida para salvar os glaciares e controlar a subida do nível do mar”.