O documentário ‘A carta – Uma mensagem pela nossa terra’ é inspirado na encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si’, e vai ser exibido este domingo, 28 de maio, pelas 16h00, no Salão Paroquial de São José, localizado na Moita do Ribatejo, no distrito de Setúbal. A exibição assinala o encerramento da ‘Semana Laudato Si 2023’, e acontece por iniciativa do Apostolado do Mar da Moita e do grupo de jovens voluntários da paróquia para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O filme alerta para “os ataques ambientais que acontecem diariamente e a alterações climatéricas”, e “mostra que também a Igreja Católica está muito empenhada em proteger o nosso ambiente”, refere o movimento Stella Maris – Moita do Ribatejo (Apostolado do Mar), citado pela agência Ecclesia.

O documentário leva até ao público as histórias de um líder indígena da Amazónia, um refugiado climático senegalês, uma jovem ativista da Índia e um casal de cientistas havaianos. O Papa Francisco também assume uma posição de destaque. O filme foi produzido pela equipa vencedora do óscar ‘Off the Fence’ (My Octopus Teacher) em colaboração com o Movimento Laudato Si, tendo sido produzido pelo realizador vencedor do Emmy, Nicolas Brown. O documentário foi elaborado em colaboração com o Dicastério para a Comunicação e o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral.