Foto: EPA / Mast Irham

A mais recente exortação apostólica de Francisco é designada ‘Laudate Deum’ (Louve a Deus, em português), porque, como diz o Papa, “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior perigo para si mesmo”. O documento incide sobre a crise climática, e foi publicado quarta-feira, 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis.

Na exortação, Francisco afirma que “as soluções mais eficazes” para conter os efeitos das alterações climáticas “não virão só dos esforços individuais, mas sobretudo das grandes decisões da política nacional e internacional”. Face a todas as catástrofes que têm ocorrido em pontos tão diversos do mundo, o Santo Padre afirma que “evitar o aumento de uma décima de grau na temperatura global poderia já ser suficiente para poupar sofrimentos a muitas pessoas”.

“Se considerarmos que as emissões pro capite nos Estados Unidos são cerca do dobro das dum habitante da China e cerca de sete vezes superiores à média dos países mais pobres, podemos afirmar que uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental teria um impacto significativo a longo prazo. Assim, juntamente com as indispensáveis decisões políticas, estaríamos no caminho do cuidado mútuo”, refere o Papa. A exortação apostólica ‘Laudate Deum’ encontra-se disponível online.