Uma “vigília por um planeta amigo da vida” tem início pelas 18h30 desta sexta-feira, 24 de novembro, no átrio da Igreja de Santa Isabel, em Lisboa, e prolonga-se até às 07h30 do dia seguinte, perfazendo um total de 13 horas, o que “corresponde ao número de dias que dura a 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começa a 30 de novembro, no Dubai”, explica o grupo Cuidar da Casa Comum da paróquia de Santa Isabel, organizador da iniciativa.

Através da vigília, os seus promotores explicam, em comunicado, que assim pretendem “chamar a atenção dos nossos responsáveis políticos para que tenham a coragem de intervir na COP28”, e sublinham que a iniciativa é aberta às pessoas “de todas as religiões e tradições espirituais”.

“Vamos juntar-nos no dia 24 de novembro, uma semana antes da abertura da reunião dos responsáveis políticos de todo o mundo sobre as alterações climáticas, e teremos espaços para conversar, debater e meditar sobre os caminhos para ultrapassar a crise climática. Teremos também tempos de música, de silêncio e de poesia e lugar para outros gestos coletivos. Para expressar de forma concreta a gravidade da situação que enfrentamos, membros do grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel não tomarão qualquer alimento durante toda a vigília”, referem os organizadores do encontro.