Cerimónia da tomada de posse de Rui Valério como patriarca de Lisboa decorreu na Sé de Lisboa, após ter sido nomeado pelo Papa Francisco para suceder a Manuel Clemente, que apresentou o pedido de renúncia por ter atingido o limite de idade (75 anos) determinado pelo Direito Canónico para o exercício do ministério | Foto: Arlindo Homem

Rui Valério tomou posse como novo patriarca de Lisboa. “Convosco carregarei o fardo do vosso sofrimento, acreditando na redenção”, disse o patriarca aos que participaram na sua tomada de posse, que teve lugar na Sé de Lisboa, no último sábado, 2 de setembro. A Missa de entrada solene de Rui Valério na diocese aconteceu no Mosteiro dos Jerónimos, na tarde do dia seguinte, 3.

No início do ministério como patriarca de Lisboa, Rui Valério disse que deseja “servir na proximidade e escutar na disponibilidade” e ajudar a um ambiente de paz e de promoção da justiça na cidade de Lisboa. “Em harmoniosa cooperação e estreita colaboração com as autoridades do Estado, as autarquias, instituições civis, Forças Armadas e de Segurança e num verdadeiro espírito ecuménico, vamos implementar no coração dos irmãos, na cidade, na relação das pessoas, no convívio das instituições, um autêntico ambiente de paz e serenidade, pela promoção da justiça, pelo amor à verdade e pelo empenho na solidariedade”, afirmou, citado pela agência Eccleia.

Rui Valério torna-se assim no 18.º patriarca de Lisboa, aos 58 anos de idade. O novo cardeal é natural da Urqueira, no concelho de Ourém. Esteve vários anos de serviço junto das forças militares. Desde 2018 esteve como bispo da diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança. É membro da congregação dos Padres Monfortinos, tendo sido ordenado sacerdote a 23 de março de 1991, em Fátima.