Missa de Envio no Parque Tejo | Foto: Jesus Huerta | JMJ 2023

A Missa de Envio que encerra a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está a decorrer no Parque Tejo, em Lisboa, na manhã deste domingo, 6 de agosto, sob a presidência do Papa Francisco, que começou por recordar a semana de comunhão entre os jovens de todo o mundo. “Foi bom o que experimentámos com Jesus, o que vivemos juntos e como rezámos”, disse o Santo Padre, fazendo depois referência aos momentos de desalento que por vezes surgem na vida.

“Também nós precisamos de alguns clarões de luz para enfrentar a escuridão da noite, os desafios da vida, os medos que nos inquietam, a escuridão que muitas vezes vemos ao nosso redor. O Evangelho revela-nos que esta luz tem um nome. Sim! Esta luz, que veio iluminar o mundo, é Jesus. Ele é a luz que nunca se põe e brilha mesmo durante a noite”, disse o Sumo Pontífice, apontando de seguida para uma direção a tomar.

“Irmãos e irmãs, é isto que a Igreja e o mundo esperam de vós: que sejais jovens luminosos, que levam a luz do Evangelho a todos os lugares e acendem clarões de esperança nas trevas do nosso tempo. Quero dizer-vos uma coisa: não nos tornamos luminosos quando nos colocamos sob os holofotes, quando exibimos uma imagem perfeita e nos sentimos fortes e bem-sucedidos. Mas resplandecemos quando, acolhendo Jesus, aprendemos a amar como Ele, porque esta é a verdadeira beleza que resplandece: uma vida que arrisca por amor.”

O Papa Francisco deixou um desafio aos mais novos – “Amar o próximo como é: não apenas quando está em sintonia connosco, mas também quando nos é antipático e apresenta aspetos de que não gostamos. Com a luz de Jesus, isto é possível! Vós, jovens, podeis amar assim e derrubar certos muros, certos preconceitos, levando ao mundo a luz do amor que salva”. Francisco demonstrou ainda aos peregrinos que aquilo que é preciso na vida “não é fama, sucesso, dinheiro, mas saber que não estamos sozinhos, que temos sempre Alguém ao nosso lado, que começamos e terminamos o dia com a certeza do abraço do Senhor”.

Por diversas vezes, o Santo Padre fez um apelo aos jovens – “Não tenham medo”. “A vós, jovens, que cultivais sonhos grandes mas frequentemente ofuscados pelo medo de não os ver realizados; a vós, jovens, que às vezes pensais que não ides conseguir; a vós, jovens, tentados neste tempo a desanimar, a julgar-vos inadequados ou a esconder a vossa dor disfarçando-a com um sorriso; a vós, jovens, que quereis mudar o mundo e lutais pela justiça e a paz; a vós, jovens, que investis o melhor da vosso esforço e imaginação ficando porém com a sensação de que não bastam; a vós, jovens, de quem a Igreja e o mundo têm necessidade como a terra da chuva; a vós, jovens, que sois o presente e o futuro… precisamente a vós, jovens, é que Jesus diz: ‘Não tenhais medo’”.

O Papa Francisco lamentou o facto de não poder contactar pessoalmente com cada peregrino, mas procurou tranquilizar todos os que não o conseguem alcançar, ou que só o fazem durante escassos segundos. “Queridos jovens, gostaria de poder fixar nos olhos a cada um de vós e dizer: não tenhas medo! Mas anuncio-vos algo muito mais belo: o próprio Jesus agora olha para vós, Ele que vos conhece e lê no vosso íntimo; olha para o vosso coração, sorri e repete que Ele Vos ama sempre e infinitamente. Sempre e infinitamente. Ide então e levai a todos o sorriso luminoso de Deus! Ide e testemunhai a alegria da fé, a esperança que vos aquece o coração, o amor que colocais em tudo. Resplandecei da luz de Cristo. Escutai-O para vos tornardes também vós a luz do mundo. E não tenhais medo, porque o Senhor ama-vos e caminha ao vosso lado. Com Ele a vida ressurge sempre”, afirmou Francisco na Missa de Envio, que decorre no Parque Tejo, animada pelo coro propositadamente formado para esta ocasião.