A exposição “Santuários marianos de Portugal" esteve patente na JMJ, em Lisboa | Foto: Juliana Batista

O Convento da Graça, em Lisboa, vai receber a exposição “Santuários marianos de Portugal”. A abertura da mostra acontece esta quinta-feira, 11 de janeiro, pelas 18h30, com a presença de Rui Valério, Patriarca de Lisboa. A exposição mostra ao público um conjunto de fotografias dos “mais emblemáticos templos dedicados ao culto de Maria que existem de norte a sul do país”.

A mostra foi criada pelo Grupo de Projeto para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 e esteve exposta nos jardins de Belém, em Lisboa, no decorrer da jornada, apresentando aos participantes do encontro a ampla multiplicidade arquitetónica do património religioso e as envolventes de cada santuário existente em Portugal.

Prevê-se que na abertura da exposição, José Sá Fernandes, coordenador do Grupo de Projeto do Governo Português para a JMJ2023, receba a “ordem honorífica do Estado do Vaticano, de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre, como forma de agradecimento pelo trabalho realizado pelo Grupo de Projeto na organização da Jornada Mundial da Juventude”, lê-se numa nota citada pela agência Ecclesia. A exposição poderá ser conhecida até 31 de março.

1 comment

  1. No concelho de Torres Vedras existe também um pequeno e desconhecido Santuário Mariano, do séc. XVII, chamado “Santuário de Nossa Senhora dos Milagres”. Localiza-se na freguesia de Dois Portos; fica a 16 km de Torres Vedras e a 50 km de Lisboa. Foi uma capela de grande devoção nos séculos passados. Um local que merece ser visitado, e que oferece também uma bela paisagem. Existe um site dedicado a este santuário, para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a sua história:
    https://sites.google.com/view/santuario-nsmilagres/

Comments are closed.