Foto: EPA / Remo Casilli

A Quaresma, o tradicional período de 40 dias que serve como preparação para a celebração da Páscoa, inicia esta quarta-feira, 14 de fevereiro, e o Papa Francisco publicou uma mensagem para esta época, intitulada “Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade”, onde procura sensibilizar os cristãos para algumas das características deste tempo quaresmal.

“É tempo de agir e, na Quaresma, agir é também parar: parar em oração, para acolher a Palavra de Deus, e parar como o Samaritano na presença do irmão ferido. O amor de Deus e o do próximo formam um único amor. Não ter outros deuses é parar na presença de Deus, junto da carne do próximo. Por isso, oração, esmola e jejum não são três exercícios independentes, mas um único movimento de abertura, de esvaziamento: lancemos fora os ídolos que nos tornam pesados, fora os apegos que nos aprisionam. Então o coração atrofiado e isolado despertará. Para isso há que diminuir a velocidade e parar. Assim a dimensão contemplativa da vida, que a Quaresma nos fará reencontrar, mobilizará novas energias. Na presença de Deus, tornamo-nos irmãs e irmãos, sentimos os outros com nova intensidade: em vez de ameaças e de inimigos encontramos companheiras e companheiros de viagem”, destaca o Papa.

Francisco afirma ainda que a Quaresma é também “tempo de decisões comunitárias, de pequenas e grandes opções contracorrente, capazes de modificar a vida quotidiana das pessoas e a vida de toda uma coletividade: os hábitos nas compras, o cuidado com a criação, a inclusão de quem não é visto ou é desprezado”. “Convido toda a comunidade cristã a fazer isto: oferecer aos seus fiéis momentos para repensarem os estilos de vida; reservar um tempo para verificarem a sua presença no território e o contributo que oferecem para o tornar melhor”. A mensagem do Papa para a Quaresma está disponível na íntegra online. O último dia da Quaresma é assinalado a 28 de março.