Antes que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) inicie, está atualmente em curso a iniciativa Dias Nas Dioceses (DND), também conhecida como pré-jornadas. Entre as congregações religiosas que levam à JMJ jovens dos países onde estão presentes, estão os Missionários da Consolata.

As pré-jornadas dos jovens ligados há Consolata mobilizam cerca de 80 pessoas, entre jovens e animadores. Em Fátima, a iniciativa reúne participantes da Colômbia, Brasil, Essuatíni, Argentina e Portugal. Carlos Balaguera, de 25 anos, natural de Bogotá, é um dos jovens participantes. Depois de ter estado presente na JMJ no Panamá, parte agora para a sua segunda jornada, muito contente por mais uma vez estar de volta a toda a variedade geográfica, cultural e linguista que uma jornada acarreta. “A minha expetativa é conhecer a interculturalidade que há neste mundo, e servir os demais”, disse.

Entre os animadores que acompanham o grupo está Teresa Silva, de 51 anos, que integra o grupo dos Leigos Missionários da Consolata (LMC) no norte de Portugal. Teresa tirou duas semanas de férias para participar nas pré-jornadas e na JMJ. “Espero que os jovens me vejam como uma acompanhante, uma animadora. Os próximos dias, sobretudo em Lisboa, deverão ser muito cansativos e preenchidos, mas muito cheios de vida, muito alegres. Vai ser muito desafiante”, disse Teresa, em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA.

Para a LMC, é fascinante ver a grande variedade de participantes. “Ver esta diversidade de línguas e culturas é espetacular e maravilhoso. É isto que nos ajuda também a manter a cabeça aberta, a abrir os horizontes porque se não conhecermos o outro, também não há maneira de o acolher bem. Esta é uma oportunidade única que temos em Portugal para podermos aproveitar isto. Nós somos um país tão acolhedor, mas só mesmo no contacto com as outras culturas é que conseguimos crescer. Nestes dias em conjunto, os jovens partilham histórias dos seus países, mas também um casaco, e nestes pequeninos gestos, tão banais, vão começando a perceber que não há só o seu mundo. Assim sentem-se mais disponíveis para acolher o diferente”, destacou.

Também a acompanhar os jovens está Janusa Moreira, do grupo Leigos Missionários da Consolata Brasil. “Esta é uma experiência única. Aqui encontram-se várias pessoas, de várias línguas e países, todos com o mesmo objetivo. Cada um tem a sua língua, mas sentimos que o espírito é o mesmo”. Desde a passada quarta-feira, 26 de julho, as pré-jornadas dos Missionários da Consolata em Fátima têm sido preenchidas por um conjunto de atividades que colocam os jovens a interagir entre si. Têm existidos momentos de alguma atividade física, artes plásticas, música, dança, e também oração, reflexão e cultura. Além do Santuário de Fátima, os jovens visitaram também o Consolata Museu, os Valinhos, lares de idosos e as casas dos pastorinhos, em Aljustrel.

Texto: Juliana Batista

Fotos: DR