Registos em exposição motivam uma “reflexão profunda” sobre o papel da religião na sociedade | Foto: DR

A exposição fotográfica “Iter fidei – Caminhos da fé” pode ser conhecida no Consolata Museu, em Fátima, até dia 21 de outubro. A mostra reúne dezenas de fotografias captadas em Fátima por 21 profissionais, e conta com a curadoria de Rui Miguel Pedrosa e Luís Filipe Coito, e com os apoios da Junta de Freguesia de Fátima, do museu dos Missionários da Consolata e da sua liga de amigos.

Na inauguração da exposição, Rui Pedrosa destacou o contexto em que os registos foram recolhidos. “O que é interessante entre os fotojornalistas é que nós temos um olhar diferenciador. Não vamos à procura do óbvio, mas sim de pormenores. Sabemos que muito facilmente a fotografia que retrata uma peregrinação é a imagem de Nossa Senhora e os lenços ou as pétalas no ar, mas há tanta coisa que se passa ali, naquele espaço, que é fantástico de se ver e de poder registar. Muitas vezes, só os fotojornalistas que estão à procura de coisas diferentes, é que veem”.

Por sua vez, Simão Pedro, sacerdote e diretor do Consolata Museu, destaca que esta se trata de uma “exposição extraordinária, de riqueza única”. “São mais de 100 anos de peregrinos que afluem a esta terra”, disse o missionário. Uma “terra” que na sessão de inauguração esteve também representada por Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima.

Já Humberto Silva, presidente da Junta de Freguesia de Fátima, realçou que esta iniciativa tem capacidade para “em muito dignificar Fátima”. A exposição “capta momentos de devoção fervorosos e expressões de esperança inabalável”, motivando uma “reflexão profunda do papel da religião nas nossas vidas”, disse o responsável, no passado dia 15 de julho, convidando todas as pessoas a “desfrutar deste olhar sobre o caminho da fé”.

Entre os profissionais com registos expostos estão João Porfírio, José Carlos Carvalho, José Sena Goulão, Paulo Pimenta e Tiago Miranda, que trabalham para órgãos como o Observador, Visão, Lusa, Público e Expresso. Trabalhos de fotógrafos independentes também integram esta mostra. O Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia pode ser visitado todos os dias, exceto à segunda-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Texto: Juliana Batista