Um em cada dez habitantes do planeta adoece anualmente devido à ingestão de bens alimentares contaminados, que são responsáveis por mais de 200 doenças, indicam dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A organização intergovernamental estima que morram anualmente 600 milhões de pessoas por consumirem alimentos não seguros.

De acordo com as Nações Unidas, há 870 milhões de pessoas que sofrem com fome, num mundo onde um terço dos alimentos que se produzem é desperdiçado. Só na Europa, são desperdiçados anualmente 88 milhões de toneladas de alimentos. Organismos como a Refood, Too good to go e Phenix são exemplos de movimentos que atuam com o propósito de conter o desperdício alimentar.

Os números da ONU foram divulgados a propósito do Dia Mundial da Segurança Alimentar, assinalado neste mês de junho, com o tema “Normas alimentares salvam vidas”. A efeméride é anualmente uma ocasião para apelar a estratégias que possam contribuir para prevenir, detetar e gerir riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança alimentar, a saúde, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.