Lixo marinho recolhido em praias do grande Porto deu lugar a peças de arte. O resultado pode ser conhecido numa exposição, que pode ser visitada no Museu dos Clérigos, no Porto, a partir das 18h00 desta quinta-feira, 18 de maio, data em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, efeméride que este ano tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

Com o nome “Sintoma”, a exposição chega até ao público através do talento de Ricardo Nicolau de Almeida, artista plástico. Nesta exposição, os “pedaços recolhidos são reinterpretados e ganham uma nova vida em diferentes meios de expressão artística, com o objetivo de criar uma reflexão e debate sobre o problema da poluição de plástico nos oceanos”, explicam os serviços de comunicação da Irmandade dos Clérigos.

No âmbito desta exposição, a entidade que acolhe a mostra afirma que está “consciente da dimensão que esta ameaça representa para o planeta”, e que através desta iniciativa “procura de uma forma pedagógica alertar e sensibilizar para um problema que a todos diz respeito”. A exposição pode ser conhecida até ao próximo dia 31 de outubro.