Foto: DR

Mais de 620 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidos nos concelhos de Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, entre 2019 e 2022, o que representa um aumento médio de 77 por cento. A recolha foi levada a cabo pela Resialentejo, uma empresa Intermunicipal de Valorização de Resíduos, através de um projeto, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A candidatura permitiu a implementação do “Pay-As-You-Throw” (PAYT), associado à recolha porta-a-porta, permitindo assim aumentar, de forma acentuada, a recolha seletiva nos seis concelhos. O projeto contemplou também a aquisição de quatro viaturas para a recolha seletiva porta-a-porta, mas não só.

Foram também adquiridos 4.551 contentores de 40 litros para a deposição de vidro, e procedeu-se à automatização do Ecocentro de Beja, um posto autónomo de acesso e de pesagem. Foi ainda possível adquirir um sistema de controlo para a ilha ecológica de Moura. O projeto envolveu um investimento de 383.746,50 euros, com uma comparticipação do Fundo de Coesão de 326.184,53 euros, conforme indica o jornal Sul Informação.