O tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – inspira a imagem do círio pascal do Santuário de Fátima, que será aceso no início da vigília pascal deste sábado, 8 de abril, às 22h00, na Basílica da Santíssima Trindade, numa celebração presidida por Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.

O círio tem 90 centímetros de altura por dez centímetros de diâmetro, e “faz uso da mesma gama cromática da imagem gráfica da jornada (verde, vermelho e amarelo) a partir de técnica mista sobre cera”, explicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. A peça é da autoria de Sílvia Patrício, e apresenta um programa iconográfico definido por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima.

De acordo com a memória descritiva do círio, a imagem “representa o passo da Visitação envolto numa leitura teologicamente feita à luz da Páscoa, mostrando o encontro de Maria (que tudo guarda no seu coração) com Isabel e, simultaneamente, o encontro dos meninos nos ventres maternos. João, que exulta (dança) no seio de sua mãe, é tratado com a iconografia típica do Batista (vestido com pele de camelo) e o líquido amniótico que o envolve é retratado como as águas do Jordão. O Deus Menino aparece envolto em cores quentes, porque Ele vem batizar no Espírito. A Sua mão rasga o horizonte temporal da cena e, com a marca da Paixão (cravo), segura já a bandeira do triunfo da Páscoa que se ergue até à parte superior do círio”. A cerimónia poderá ser acompanhada em direto, nos canais digitais do Santuário de Fátima.