A festa de Natal para as pessoas em situação de sem-abrigo, dinamizada pela Comunidade Vida e Paz, inicia esta sexta-feira, 16 de dezembro, e prolonga-se até domingo, dia 18. A iniciativa nasceu em 1989, “praticamente ao mesmo tempo” da Comunidade Vida e Paz, e abriu portas na Alameda, “tendo-se tornado num marco do Natal da cidade de Lisboa”, destacam os seus promotores.

A iniciativa vai repetir-se na Cantina da Cidade Universitária de Lisboa, com o lema “O Natal está de volta. E a oportunidade de dar uma volta à vida também”. O evento é possível graças a um conjunto de pessoas voluntárias, e vai disponibilizar às pessoas em situação de sem-abrigo “serviços essenciais como rastreios de saúde, consultas, cartão de cidadão e segurança social, bem como serviços de barbearia, roupa, duche, alimentação e muita animação”.

A iniciativa será uma ocasião para mostrar aos sem-abrigo “que a mudança é possível”, e que existe um acompanhamento para todo esse processo. O objetivo é sempre “concretizar uma efetiva saída da rua das pessoas em situação de sem-abrigo”, refere a  Comunidade Vida e Paz, adiantando que o “melhor presente é dar-lhes apoio para que possam dar uma volta à sua vida”.