Foto: Lipor

Uma máquina destinada ao depósito de resíduos recicláveis, instalada no Mercado Municipal da Póvoa de Varzim, teve ao longo do último ano “um total de 8.213 utilizações”, que permitiram o depósito de “207.913 embalagens, o que corresponde a 20 toneladas de resíduos”, indicam os serviços de comunicação da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.

Com o nome “Reciclar para ganhar”, é possível, através desta máquina, colocar embalagens e receber depois um talão de desconto com pontos, que variam consoante o tipo de resíduos depositados. Podem ser inseridos no equipamento pacotes de sumo ou de leite, garrafas de água ou refrigerantes, embalagens de iogurtes líquidos, latas de refrigerantes e embalagens de vidro.

A máquina assume o nome do projeto que a torna possível – “Reciclar para ganhar” – que é desenvolvido desde 2018 pela LIPOR e pelo Município da Póvoa de Varzim. A máquina é a única em Portugal onde é possível depositar diferentes tipos de materiais. Através desta iniciativa pretende-se “criar um sistema de responsabilidade partilhada para o destino dos materiais recicláveis de embalagem, desenvolvendo uma metodologia de fidelização que permite, de uma forma inovadora, proporcionar um método de reconhecimento da colaboração e participação do cidadão no processo de reciclagem multimaterial”.