A exposição fotográfica “Rostos e vozes da serra: guardiães do solo e da água” pode ser conhecida a partir das 17h30 da próxima segunda-feira, 10 de janeiro, na Biblioteca António Rosa Mendes, da Universidade do Algarve, situada no Campus de Gambelas, em Faro.

Através desta iniciativa, pretende-se “sensibilizar o público para a importância da serra, no que diz respeito ao equilíbrio ambiental da região algarvia, em especial quanto à disponibilidade e qualidade da água doce, e sensibilizar igualmente para o contributo fundamental de quem aqui vive na manutenção desse equilíbrio”, explicam os promotores da mostra.

A exposição constitui-se ainda como “uma importante homenagem aos modos de vida locais e a todos os que habitam este território”, no sul de Portugal. A mostra que inicia agora a sua itinerância, é da autoria da antropóloga Sónia Tomé, sendo concebida no contexto do projeto “Rio Arade: percurso das fontes Boião-Azilheira”. A exposição é promovida pelo Município de Silves e pela cooperativa QRER.