Na agricultura, na construção civil, no futebol, na pastorícia, na exploração sexual, na mendicidade forçada e na servidão doméstica… são vários os contextos em que o crime de tráfico de seres humanos pode ocorrer – e ocorre – também em Portugal. Isso mesmo retrata a exposição fotográfica que será inaugurada esta terça-feira, 17 de junho, no Espaço Cultura do CoimbraShopping, e que poderá ser visitada até 17 de julho.
Intitulada “Tráfico de Seres Humanos – Também Acontece Aqui”, a mostra é composta por vários painéis fotográficos da autoria de Hugo Pinheiro e pretende “dar visibilidade a uma realidade frequentemente invisível, sensibilizando a comunidade para a gravidade e proximidade deste crime”, refere um comunicado enviado ao 7MARGENS.
A iniciativa integra o projeto “Mercadoria Humana 4 – Projeto de Sensibilização em Tráficos de Seres Humanos”, promovido pela ONG Saúde em Português em parceria com a Cáritas Diocesana de Coimbra, e visa “prevenir, informar e alertar a sociedade para este tipo de crime público, reforçando a importância da denúncia e da ação cívica”.
Hugo Pinheiro colabora com a Saúde em Português desde 2017, utilizando a fotografia como instrumento de intervenção social. Através do seu trabalho, procura dar visibilidade às vítimas e alertar para a urgência de agir.
Após a inauguração da exposição, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público. A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia. Quanto à mostra, poderá ser visitada todos os dias, das 10h00 às 23h00.
Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.