Limpeza de praia

O Dia Internacional de Limpeza Costeira é assinalado este sábado, 18 de setembro, data em que arrancam ações de limpeza terrestres e subaquáticas, que se estendem até ao dia 26 seguinte, dando resposta ao desafio da Fundação Oceano Azul.

Em todo o país, estão previstas mais de 150 ações de limpeza costeiras e subaquáticas. Em 2021, todas as ações destinadas a celebrar o Dia Internacional de Limpeza Costeira inserem-se na campanha #EUBeachCleanup, a qual congrega ações de limpeza por todo o mundo.

Através desta iniciativa, a Fundação Oceano Azul explica que pretende continuar a “dar visibilidade ao trabalho das organizações que, ao longo de todo o ano, contribuem ativamente para o combate ao lixo marinho, um grave problema ambiental do planeta”. Além disso, existe também o propósito de “continuar a mobilizar a sociedade civil, para uma maior consciência ambiental, alertando para a necessidade urgente de maior proteção do oceano”, explica a fundação, em comunicado.

Podem dar o seu contributo para este projeto todas as organizações que assim o pretenderem, tendo de inscrever as suas ações de limpeza no website da Fundação Oceano Azul. Desde o arranque desta ação, em 2019, já foram reunidas 134 toneladas de lixo marinho em mais de 800 ações de limpeza costeira, as quais contaram com o contributo de mais de 14 mil voluntários e 200 organizações.