Santuário de Fátima
Foto: Santuário de Fátima

O Papa Francisco confirmou a António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima, a intenção de se deslocar à Cova da Iria, em 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terá lugar em Lisboa. A confirmação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29 de abril, no momento em que António Marto foi recebido em audiência privada pelo Papa Francisco, no Vaticano.

“Ao longo da nossa conversa, que durou cerca de trinta minutos o Santo Padre explicitou-me a sua vontade de, nessa ocasião, também peregrinar a Fátima”, escreve António Marto, numa nota que fez chegar à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima. Segundo o bispo de Leiria-Fátima, este “foi um encontro muito cordial”. “Expressei ao Papa o agradecimento pelo seu testemunho de esperança e encorajamento neste momento difícil que o mundo atravessa (…) Exprimi-lhe ainda a minha profunda estima pela sua pessoa e a minha comunhão com o seu ministério petrino”.

No decorrer da audiência, ambos “trocaram impressões” sobre as consequências da Covid-19 em território português e “sobre os efeitos que esta tem tido na vida da diocese e do Santuário de Fátima”. Da audiência solicitada por António Marto, o bispo de Leiria-Fátima trás uma “especial saudação e bênção aos peregrinos do Santuário de Fátima” a quem pediu “que nos lembrássemos dele na nossa oração junto de Nossa Senhora”. Já no passado dia 12 de março, o Papa Francisco tinha dado conta da sua vontade de se deslocar a Fátima a Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa.