Papa no Encontro Mundial de Crianças | Foto: Vatican Media

O encontro mundial ‘As crianças encontram o Papa’ teve lugar na Sala Paulo VI, no Vaticano, no início desta semana. A iniciativa contou com a presença do Papa Francisco e de mais de seis mil crianças, dos 7 aos 12 anos, de 84 países, dos cinco continentes, sob o tema ‘Aprendamos com as crianças’.

“Precisamos de aprender convosco. Fico sempre feliz quando vos encontro, porque ensinam algo novo. Vocês recordam-me como a vida é bela na vossa simplicidade e ensinam também como é bom estarmos juntos! Essas são duas grandes dádivas que Deus nos concedeu: estar juntos com simplicidade”, disse o Papa Francisco, que respondeu às perguntas das crianças sobre o ambiente, desperdício, guerra, paz, sobre o que sonha à noite e as suas formas de passar o tempo.

“Estou muito preocupado. Está a estragar-se a natureza. No polo norte o gelo está a derreter, no polo sul caiu uma massa de 200 quilómetros de gelo. A terra está mais quente. Os mares estão a subir. Existem muitos peixes, mas nós atiramos muito lixo para o mar. Estou muito preocupado com a natureza. Todos devemos estar muito preocupados. Vocês também devem estar preocupados com a natureza”, disse o Santo Padre, citado pela agência Ecclesia. As crianças portuguesas estiveram representadas neste encontro por Tomás Adrego, de 12 anos de idade, natural de Santa Maria da Feira. A iniciativa foi patrocinada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, e teve lugar na tarde da última segunda-feira, 6 de novembro.