O número de casos confirmados de Covid-19 tem estado a aumentar no interior dos estabelecimentos prisionais em Portugal, uma situação que levou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocar para esta segunda-feira, 23 de novembro, uma reunião com as ministras da Saúde e da Justiça, onde o tema será debatido.

O último balanço da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) indica que há 351 reclusos, 74 trabalhadores internos e 10 empregados dos serviços externos com infeção ativa, dados que revelam um aumento significativo de casos, tendo em conta que, em finais de outubro, havia pouco mais de sete dezenas de infetados.

Segundo informações da DGRSP, a utilização de máscara não estava generalizada no interior das prisões e só se usava em determinadas condições, como saídas ao exterior ou para se mover pelo recinto. Entretanto está a ser um documento sobre as orientações que devem ser seguidas nos presídios, e o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, já avisou que se deve usar máscara dentro das prisões.