Os problemas da origem da água na região algarvia vão estar em foco na oitava edição do Congresso Nacional de Regra e Drenagem. O encontro vai decorrer online, como forma de contenção da Covid-19, e arranca na próxima quarta-feira, 25 de novembro, prolongando-se até à sexta-feira seguinte, 27.

O programa do congresso prevê a realização de cinco mesas redondas, a apresentação de artigos e projetos considerados inovadores para o futuro da rega e da drenagem, assim como a exposição de trabalhos e projetos relativos ao regadio. O evento será também uma ocasião para debater assuntos como a gestão integrada dos recursos hídricos, os documentos da Comissão Europeia referentes à nova Política Agrícola Comum, e os Planos Regionais de Eficiência Hídrica do Alentejo e do Algarve.

Entre os intervenientes neste congresso estão Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, Paulo Águas, reitor na Universidade do Algarve, e Jose Maria Alvarez Roque, da Universidade Politécnica de Valência. Entre as entidades da comissão organizadora encontra-se a Universidade do Algarve e a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.