Foto: CES

Os “desafios e potencialidades” da “deficiência e vida independente em Portugal” vão estar em foco num colóquio internacional, que irá decorrer online, de 18 a 21 de novembro. O encontro digital será um “momento de reflexão sobre as soluções de vida independente oferecidas às pessoas com deficiência em Portugal”, conforme explicam os organizadores da iniciativa, em comunicado.

Os dinamizadores do colóquio lembram que a vida independente defende que as “pessoas com deficiência devem ter o controlo sobre todas as decisões que dizem respeito às suas vidas”. “Trata-se de proclamar o direito a viverem em contextos em que não sejam subjugadas pelas lógicas da dependência do cuidado familiar ou das soluções oferecidas em contextos institucionais que, sem atenderem às suas especificidades, as colocam numa situação de vulnerabilidade, impedindo-as de tomar decisões em relação às suas vidas”, referem os promotores do encontro.

Segundo os organizadores do evento, a vida independente continua a ser “uma possibilidade para algumas pessoas e não um direito generalizado à totalidade das pessoas com deficiência em Portugal”. O colóquio será uma ocasião para assinalar o encerramento do projeto “DECIDE – Deficiência e autodeterminação: o desafio da ‘vida independente’ em Portugal”, e apresentará as principais conclusões da investigação desenvolvida.

Entre os oradores, destaque para a presença de Adolf Ratzka, fundador e diretor do Independent Living Institute, na Suécia. O colóquio terá lugar na plataforma Zoom, não necessitando de inscrição obrigatória, mas estando limitado à quantidade de vagas disponíveis.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *