Os estrangeiros que vivem no concelho de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, vão poder aprender a língua portuguesa em aulas que vão ter início neste mês de fevereiro, no âmbito de um projeto do município local, em parceria com Centro de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Miguel Marques, presidente da Câmara Municipal de Oleiros, destaca a importância da iniciativa. “O concelho de Oleiros é cada vez mais multicultural. Temos verificado, há uns anos a esta parte, um crescimento da população estrangeira a fixar-se nas várias freguesias. São jovens casais, outros em idade de reforma que encontraram neste município a tranquilidade e as condições que procuravam”, refere o responsável, destacando algumas das características desta população.

“É uma comunidade que manifesta interesse em integrar-se, como é o caso de muitos que se recensearam no concelho. Queremos criar oportunidades para que cidadãos estrangeiros conheçam a nossa língua e os costumes portugueses, elementos facilitadores para a sua integração nas comunidades onde residem, assim como para a sua integração profissional, social e cívica”, realçou, citado pelos serviços de comunicação municipais. As pessoas interessadas em participar devem fazer a sua inscrição no Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Câmara Municipal de Oleiros ou nas Juntas de Freguesia. A participação nas aulas é gratuita.