A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em parceria com mais de uma dezena de instituições, está a desenvolver um projeto de ajuda humanitária a famílias brasileiras em situação de fragilidade, que prevê a distribuição de 100 toneladas de alimentos até ao final do ano.

Até agora, o movimento já entregou 2.500 kits de alimentos em 13 municípios, onde os grupos mais fragilizados sofrem os efeitos mais severos da crise pandémica e as desigualdades económicas são mais acentuadas. As cestas de alimentos são compradas no comércio local e entregues durante três meses, a pelo menos 3.300 famílias.

Para a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, esta parceria, além de ajudar as famílias e comunidades mais afetadas, contribui também para envolver as organizações da sociedade civil e as lideranças comunitárias na distribuição de alimentos e produtos de higiene.

O programa inclui ainda a doação e manutenção de ventiladores pulmonares, distribuição de máscaras para hospitais e comunidades indígenas, promoção de obras em unidades públicas de saúde e captação de recursos para ajudar idosos e pequenos artistas e empreendedores.