Foto: EPA / Luca Zennaro

A “Laudato Si”, também conhecida como a “encíclica verde”, escrita pelo Papa Francisco, vai estar em análise este sábado, 7 de novembro, entre as 15h00 e as 17h30. A reflexão sobre este documento da autoria do Sumo Pontífice acontecerá através das plataformas digitais, como medida de contenção da atual pandemia.

A sessão irá decorrer sob o tema “Viver a Laudato Si’ hoje”, dando assim forma à “Conferência anual da Comissão Nacional Justiça e Paz”. O encontro prevê a intervenção de José Ornelas, bispo na diocese de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e de Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz. A iniciativa será também uma ocasião para escutar José Traquina, bispo na diocese de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

O principal tema do encontro online será abordado por Martin Carbajo Nunez, sacerdote da Ordem dos Franciscanos, mas outro assunto estará também em análise, e diz respeito ao cuidado da “casa comum depois da pandemia”, um tema que será colocado em foco pela voz de Luísa Schmidt, socióloga do ambiente no Instituto de Estudos Sociais da Universidade de Lisboa.