A segunda vaga da pandemia de Covid-19 na Ásia está a atingir também a região sudeste do continente e a obrigar os países a tomar medidas restritivas, reduzindo, entre outras atividades públicas, as do setor educativo. As universidades da Indonésia viram-se obrigadas a fechar novamente as suas portas e a assegurar o ensino à distância.

“A docência torna-se mais cansativa, mas estamos a avançar, dando o nosso melhor. Agora, todo o ensino no nosso campus é realizado online. Estamos a adaptar-nos a esta nova situação”, testemunhou à agência Fides o padre Baskara Wardaya, professor de História na Universidade Sanata Dharma de Yogyakarta.

A situação epidemiológica na Indonésia tem vindo a agravar-se, com mais de 250 mil casos confirmados de Covid-19 e quase 10 mil mortes. Na capital, Jacarta, foi necessário recorrer a um novo bloqueio.

No discurso perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, feito de forma virtual, o Presidente indonésio, Joko Widodo, aproveitou para afirmar que a pandemia deveria ser “uma oportunidade para a colaboração global”, mas que o mundo está a viver “um estado de profunda divisão e crescente rivalidade” que mina “os pilares da estabilidade e da paz”.