Escola construída no contexto do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios | Foto: Angola Press

O município angolano do Tômbwa, na província do Namibe, conta agora com uma escola com 12 salas de aula, com “capacidade para albergar 1.296 alunos em três turnos”, refere a agência Angola Press. A escola foi construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Na sessão de inauguração do novo espaço, no passado mês de julho, Dionísio da Fonseca, ministro da Administração do Território, afirmou que o Executivo se mantém a trabalhar com o objetivo de solucionar os problemas da população, criando condições para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Na mesma ocasião, Archer Mangueira, governador do Namibe, referiu que o PIIM deu origem a 11 projetos no município do Tômbwa, oito deles na área da educação. “Esses projetos permitiram a inclusão de mais de 70 por cento das crianças que estavam fora do sistema de ensino. Cerca de 4.428 crianças foram reintegradas, mas ainda há mil 306 crianças fora do sistema, o que evidencia a importância dada à educação”, disse o responsável, citado pela agência Angola Press, reiterando o compromisso de continuar a investir na formação, uma vez que considera que desenvolvimento depende da formação dos cidadãos.