O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado esta terça-feira, 28 de abril. O tema previsto para a celebração desta data debruçava-se sobre a violência e o assédio no mundo do trabalho, mas a atual pandemia mudou os planos. A efeméride é este ano celebrada tendo em foco a resposta a surtos de doenças infeciosas no local de trabalho, de que é exemplo a Covid-19.

De acordo com Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a atual pandemia “torna ainda mais relevante” a importância e a necessidade da segurança e de condições saudáveis para o trabalho, nomeadamente devido às funções desempenhadas pelos profissionais de saúde, na “linha da frente do combate ao novo coronavírus”.

Ryder refere que “é preciso proteger os trabalhadores do setor que arriscam as suas vidas todos os dias”. O responsável afirma que “o trabalho à distância oferece novas oportunidades”, mas que também obriga a um “equilíbrio com outras responsabilidades como cuidar de crianças, de doentes e de idosos, e claro, de si mesmos”.

Num relatório dedicado ao tema, os peritos da OIT indicam que a preocupação atual “é conter o crescimento de novos casos [de Covid-19] em algumas partes do mundo e manter os níveis baixos noutras”. “Estes são grandes desafios para governos, empregados e empregadores, e para as organizações que tentam combater a pandemia e, ao mesmo tempo, proteger a sua mão-de-obra”, refere e agência das Nações Unidas.

Num momento em que muitos países tomam medidas para a retoma da atividade económica, os profissionais da Organização Internacional do Trabalho salientam que esta “deve ser feita de forma a manter os avanços feitos na supressão da transmissão” da Covid-19.