Imagem: Associação Abraço

Os responsáveis pela associação Abraço decidiram lançar uma nova edição da sua agenda solidária, com o tema “O meu sonho”. A nova agenda vai do primeiro dia de janeiro, ao último dia de dezembro de 2024, apresentando uma disposição semanal, e assinalando feriados nacionais e dias comemorativos dedicados à família.

Esta edição apresenta “ilustrações desenvolvidas por um programa gráfico de inteligência artificial que interpretou os desenhos das crianças e que também podem ser consultados para comparar ambos os resultados”, explicam os serviços de comunicação desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Os “desenhos base foram feitos por crianças do projeto ‘ABC-Ser Criança’, desenvolvido pela delegação do Funchal da Abraço”, refere a associação. “Este é um projeto destinado a crianças e jovens das famílias apoiadas por esta delegação que apresentam vulnerabilidade social, dificuldades a nível familiar, socioeconómico e educacional. Assenta num trabalho diário de acompanhamento ao estudo, fornecimento das principais refeições diárias, entre outras formas de apoio, numa perspetiva de prevenção e intervenção precoce, com o intuito de promover condições adequadas para o seu desenvolvimento.”

A missão da Abraço tem em vista a “melhoria do bem-estar e qualidade de vida das pessoas infetadas e afetadas pelo vírus do VIH/SIDA e a prevenção da infeção VIH”. Para alcançar os seus objetivos, esta associação “promove iniciativas, atividades e projetos no âmbito da saúde e investigação, de prevenção e rastreio, ação e apoio social, promoção da qualidade de vida e de intervenção e pressão sobre a ação política”. Esta IPSS conta com 30 anos de existência.