Quase 15 mil euros. Foi esta a quantia angariada pela ‘Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz’, através de uma campanha lançada no final do último mês, que tinha como objetivo ajudar o Hospital de Barcelos a comprar equipamentos essenciais à contenção da atual pandemia.

A ação solidária permitiu reunir “14.966,62 euros”, uma quantia inicialmente destinada à “aquisição de ventiladores portáteis, não invasivos, que permitissem o transporte em segurança dos doentes para os hospitais dedicados à Covid-19”, mas que agora “vão ser agora utilizados para a compra de um vídeolaringoscópio, após conselho do próprio Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos”, indicam os serviços de comunicação da arquidiocese de Braga.

A ‘Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz’ informa que já procedeu à encomenda do novo equipamento, e que irá “publicar uma cópia da fatura e do comprovativo de pagamento em breve”. Os promotores da campanha apelam à continuação das doações para que se possa “adquirir um aparelho portátil de radiografia para fazer exames radiológicos aos pulmões de forma mais rápida”. Tal “aparelho tem um custo de 50 mil euros mais IVA”, adiantam.